Penalva sugere hospital público veterinário para sete cidades baianas, inclusive, Irecê

Parlamentar afirma que idéia resulte no atendimento das necessidades do segmento

Em indicações protocoladas na Assembleia Legislativa, o deputado Penalva (PDT) propôs ao Governo da Bahia a construção de Hospital Público Veterinário nos municípios de Itabuna, Bom Jesus da Lapa, Ribeira do Pombal, Feira de Santana, Alagoinhas, Irecê e Paulo Afonso.

De acordo com o parlamentar, a ideia considera o pioneirismo da capital baiana em implantar um Hospital Público Veterinário para o cuidado e tratamento de animais em Salvador. Nesse contexto, destacou a relevância de políticas públicas relacionadas à área veterinária que resultem no atendimento das necessidades do segmento.

Localizada no Território de Identidade do Litoral Sul, Itabuna possui mais de 186 mil habitantes, conforme censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do ano de 2022. “A construção do complexo de saúde animal no município situado na região cacaueira vai possibilitar o atendimento tanto a animais de tutores independentes quanto dos provenientes de ONGs, proporcionando atendimentos eletivos diários, implicando atuação em casos de média e alta complexidades”, explicou.

Bom Jesus da Lapa, no Território de Identidade do Velho Chico, abriga cerca de 65 mil habitantes e também foi indicada pelo legislador para receber o equipamento. O município tem limites com Paratinga, Riacho de Santana, Malhada, Macaúbas, Serra do Ramalho e Sítio do Mato, que podem ser beneficiados pela unidade de saúde indicada.

Penalva argumentou que o hospital veterinário nestas cidades deverão disponibilizar equipe de clínica médica, atendimento emergencial, cirurgias e atendimentos para animais com doenças infectocontagiosas.

Com população estimada em 54 mil pessoas, o município de Ribeira do Pombal, no Território de Identidade do Semiárido Nordeste II, foi indicado pelo legislador para receber uma unidade do hospital veterinário. O equipamento poderá beneficiar os municípios vizinhos de Cícero Dantas, Heliópolis, Tucano, Cipó, Ribeira do Amparo, Banzaê.

Feira de Santana, a segunda cidade mais populosa da Bahia, com cerca de 616,2 mil habitantes, também consta na lista de indicação do deputado Penalva para possível implantação da estrutura. Considerada a maior cidade do interior das regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sul do Brasil, Feira tem limites com 12 municípios: Anguera, Antônio Cardoso, Candeal, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Amaro, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta e Tanquinho.

Situado no Litoral Norte e Agreste Baiano, o município de Alagoinhas é outro que foi indicado como beneficiário da iniciativa. Atualmente, conforme censo demográfico do IBGE, a população é de 151 pessoas.

Os municípios de Irecê, no Centro-Norte da Bahia, e Paulo Afonso, no Território de Identidade de Itaparica, também foram contemplados com indicações do deputado para possível construção do hospital público. As duas cidades abrigam, juntas, mais de 187 mil moradores, conforme dados do IBGE.

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar