Sebrae realiza cerimônia de encerramento do Programa Cidade Empreendedora em Salvador

Seis municípios atendidos pela unidade da instituição em Irecê participaram do programa

Foi realizada na quarta-feira (6), na Chácara Baluarte, em Salvador, a solenidade de encerramento do ciclo 2022/2023 do Programa Cidade Empreendedora. Da região de Irecê e da Chapada Diamantina, participaram do programa os municípios de Canarana, João Dourado, Jussara, Botuporã, Ibicoara e Andaraí. Durante esse período, além das capacitações, oficinas e consultorias, foram realizadas ações como feiras e missões voltadas para a promoção do empreendedorismo, melhoria do ambiente de negócios e fortalecimento da economia local.

Para o gerente do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, o município que participa do Programa Cidade Empreendedora alcança um ambiente de negócios local muito mais fortalecido, com apoio e acesso às ferramentas e soluções que consideradas como vocação de cada território, de acordo com as características de cada região.

“Além de toda facilidade na parte burocrática, com a parceria na abertura de empresas, o Sebrae apoia o desenvolvimento do Plano Econômico do município, o que facilita o acesso a diversas políticas públicas voltadas para a inovação e sustentabilidade, e identifica eixos estratégicos que promovam o desenvolvimento econômico sustentável de cada cidade participante. Estamos felizes com os resultados obtidos nos municípios participantes”, comemora Edirlan.

O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou do evento, e reafirmou o compromisso da administração municipal em apoiar e incentivar a cultura empreendedora local.

“Estimular o empreendedorismo e a criação de um ambiente favorável aos negócios é essencial para o desenvolvimento econômico e sustentável no nosso município. Temos certeza que o Cidade Empreendedora é essa semente plantada que já está gerando bons frutos em Jussara. Estamos acelerando e direcionando o processo de desenvolvimento da economia local com foco no empreendedorismo, e o Sebrae é um parceiro importante nessa caminhada que está apenas começando”, afirmou o prefeito.

Cidade Empreendedora

O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae para o gestor público que quer direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento socioeconômico do seu município.

Objetivo

Atuar junto ao poder público, de forma sistêmica, para que este seja um agente facilitador, fomentador, eficiente e ágil; alinhando seus processos e serviços para a agenda de desenvolvimento, apoiando o equilíbrio, a inclusão, a cooperação no mercado e estimulando a formação de capital social capaz de sustentar o processo de desenvolvimento, com foco na Melhoria do ambiente de negócios; Fomento ao empreendedorismo; Promoção da competitividade empresarial, Estratégia de atuação do Projeto e Atuação direta junto ao poder público, como um agente mobilizador, facilitador e fomentador do desenvolvimento.

Atuação do Programa

O Cidade Empreendedora se organiza em 10 eixos de atuação, definidos de forma a contemplar todas as temáticas que influenciam a capacidade de um território em iniciar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento.

-Realização do Planejamento Estratégico;

-Implantação da Sala do Empreendedor;

-Formação do Agente de Desenvolvimento;

-Capacitação das Lideranças;

-Formação dos Professores para Implantação do Empreendedorismo na escola.

Soluções Intermediárias

-Marketing Setorial;

-Compras Públicas e Desburocratização;

Soluções Avançadas

-Inovação e Sustentabilidade para os setores econômicos;

-Ações para Modernização da gestão pública;

-Cooperativismo e Crédito.

Nara Zaneli

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar