Prefeitura de Morro do Chapéu intensifica ações para combater incêndios

A Prefeitura de Morro do Chapéu intensificou as ações para combater os incêndios que assolam o município nas últimas semanas e alertou para o risco de uma tragédia ambiental. A situação já vem sendo registrada há cerca de quatro meses, mas piorou nas duas últimas semanas, com dois grandes focos que ameaçam atingir povoados da cidade.

De acordo com a prefeita Juliana Araújo, o município registrou quatro focos, mas dois deles foram controlados com o trabalho de brigadistas, bombeiros civis, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, que estão utilizando aeronaves para combater o fogo. Contudo, dois dos focos continuam ativos e foram causados por bitucas de cigarros e por um incêndio iniciado para abertura de pastagem, mas que acabou saindo do controle.

“Hoje temos um foco na Caixa D’Água e outro na Passagem Velha. As aeronaves do Corpo de Bombeiros ajudaram a controlar, mas o problema ainda persiste. É uma situação que nos deixa muito preocupados. Temos mais de 50 povoados, e o fogo está se aproximando de alguns deles. Além de atingir a vegetação, os incêndios estão levando à morte de animais e afetando a saúde das pessoas, causando problemas respiratórios. Em alguns casos, pessoas estão saindo de suas casas devido à proximidade das chamas”, narrou a prefeita.

Juliana Araújo agradeceu o trabalho da equipe da Prefeitura, dos voluntários, dos bombeiros civis e militares e do governo do estado. Além disso, o deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida (PSB) também estão atuando para buscar apoio para o município. Ela ainda agradeceu ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) por também disponibilizar estrutura do estado para auxiliar nos trabalhos.

“O secretário prontamente se disponibilizou a ajudar e buscou o apoio do Corpo de Bombeiros, que está utilizando tanto aeronaves quanto profissionais em terra para combater os incêndios. Além disso, nossa Secretaria de Comunicação está utilizando drones para localizar os focos e agilizar o combate às chamas”, contou ela.

A prefeita destacou ainda que a situação dos incêndios é agravada pela seca e fez um apelo à população para não colocar fogo nos quintais. “Faço um apelo às pessoas para que não coloquem fogo no quintal de casa para abrir pastagem. Isso é uma irresponsabilidade e pode causar uma grande tragédia ambiental. É preciso ter uma conscientização. As barragens estão secando, muita gente está sem água em casa. Nós temos sete carros-pipas, que neste momento estão dando apoio no combate aos incêndios”, afirmou.

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar