14ª Coorpin em Irecê faz alerta sobre golpe do falso empréstimo

Criminosos oferecem condições 'atrativas' que acabam seduzindo vítimas.

O golpe do empréstimo, assim como os demais tipos de fraudes financeiras, não para de crescer. O anúncio quase sempre é atrativo: empréstimo sem consulta ao SPC, juros baixos e prazos longos para pagamento. Conforme um levantamento da Serasa Experian, foram registradas cerca de 2,5  milhões de tentativas de golpes no país – um aumento de mais de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior.

De acordo com o delegado Ernandes Júnor, chefe da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil em Irecê, os criminosos usam redes sociais, distribuem folhetos com propagandas e mandam até mensagens diretas em aplicativos de mensagem instantânea para tentar capturar as vítimas.

Os criminosos criam sites e colocam anúncios atrativos em páginas principais de pesquisas, na maioria das vezes, usando nomes de bancos famosos, ou até mesmo em nome da Receita Federal ou Banco Central.
A vítima não se atenta ao site que está acessando e acaba fornecendo todos os dados para que os golpistas entrem em contato, afirmando que há um empréstimo pré-aprovado.
Os fraudadores entram em contato com a vítima, por telefone ou até mesmo por whatsApp, solicitam um depósito inicial na conta dos estelionatários para liberação do valor do empréstimo, a título de taxa ou qualquer outra justificativa. Após esse primeiro depósito, outros serão solicitados e a situação se estenderá até o máximo de valor que os golpistas puderem extrair de você.
As principais modalidades aplicadas são o depósito antecipado para liberação do crédito e o empréstimo para roubo de dados pessoais.

Como não cair no golpe do empréstimo falso?

Nunca faça pagamentos antecipados

Não divulgue os detalhes do seu pedido de empréstimo em redes sociais

Erros ortográficos nas mensagens: golpistas não se atentam aos erros da Língua Portuguesa.

Horários não comerciais: golpistas não utilizam somente o horário comercial (9h às 18h) para enviar áudios para as suas vítimas. O contato ocorre a qualquer hora do dia.

Nunca faça pagamentos para pessoas físicas

Não se desespere com as dívidas em atraso.
As “propostas” dos criminosos parecem “perfeitas”. Exatamente para saciar o desespero do endividado.

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar