Deputada Fabíola Mansur saúda ‘Data Magna’ da cidade de Cachoeira

Há 14 anos acontece a transferência simbólica da capital do Estado para Cachoeira.

Em moção de aplausos, a deputada Fabíola Mansur (PSB) saudou o dia 25 de junho, “data maior da nossa heroica cidade de Cachoeira”, que marca a independência do Brasil na Bahia, “representa a força do nosso povo” e é o dia que a cidade se torna a sede do Governo baiano. Neste dia 25, ressaltou a socialista, “celebramos a importância do município” nas batalhas travadas pela conquista da Independência do Brasil, que tiveram início em 1822, “data fundamental para os brasileiros”, pois foi a partir deste ato pioneiro da Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, ao reconhecer o Príncipe D. Pedro com Regente Perpétuo do Brasil, que esta “valorosa vila” começou a atrair outras vilas do Recôncavo para formarem um governo provisório revolucionário, cuja sede passou a ser Cachoeira.

No documento, Mansur destaca que os acontecimentos em Cachoeira levaram as vilas do Recôncavo a uma campanha de convocação de homens, armas e munições para organização da guerra contra as tropas e os navios portugueses. As adesões de São Francisco, Itaparica, Nazaré das Farinhas e Jaguaripe representaram uma importante estratégia, enquanto tática militar, de isolar e cercar a cidade litorânea de Salvador. Há 14 anos acontece a transferência simbólica da capital do Estado para Cachoeira, de acordo com a Lei Estadual 10.695/2007, sancionada pelo então governador Jaques Wagner, e que teve como base projeto de Lídice da Mata quando foi deputada estadual.

Para Fabíola, o 25 de junho de 1822 foi um princípio que culminou com a vitória do Exército Libertador em 2 de Julho de 1823 e, por isso, “se justifica a celebração da merecida transferência simbólica da capital da Bahia para Cachoeira”, de forma a atender as demandas da “histórica e valorosa região do Recôncavo”. A mudança, entende Mansur, é um reconhecimento pela participação do município na luta contra os portugueses e, em homenagem às comemorações do 2 de Julho, a cidade se torna a Capital do Estado por um dia.

“Tenho muito orgulho de representar o município nesta Assembleia Legislativa”, declinou, para afirmar que “seguimos trabalhando pela saúde, infraestrutura, cultura e pelo povo aguerrido cachoeirano em busca da retomada do protagonismo que Cachoeira sempre teve no passado, agora com sua bravíssima representante, a prefeita Eliana Gonzaga”. Ela também aproveitou a data para reafirmar o compromisso “de continuar batalhando por sua independência social, econômica e financeira, sempre na luta pelo desenvolvimento desta cidade que a gente tanto ama”.

As informações são da Ascom/Deputada Fabíola Mansur

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar