Hospital Regional de Irecê realiza evento em prol do Setembro Amarelo

Durante evento, alunos do curso de Psicologia da Faculdade de Irecê (FAI), desenvolveram atividades de psicoeducação em Saúde Mental.

No mês de prevenção ao suicídio, O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), promoveu o Setembro Amarelo Pela Valorização da Vida, uma iniciativa da Comissão de Humanização e do setor de Psicologia do complexo, voltado para colaboradores, pacientes e acompanhantes do hospital, a ação busca levar acolhimento e conscientização através de iniciativas singelas e impactantes.

Para isso, foram criados os murais “Cantinho do Afeto”, disponibilizados em cada setor da unidade, para que os colaboradores possam trocar mensagens de incentivo e gentileza. Outra ação, destinada aos pacientes e acompanhantes é o “Presente em Palavras”, com inúmeras frases de motivação em cestas colocadas nas recepções Principal e da Emergência, além de serem entregues em todas as enfermarias do complexo. “Seja feliz e espalhe felicidade junto às pessoas que lhe cercam e veja como o seu mundo ficará muito mais florido” e “Não desista do amor, não desista de amar, não se entregue a dor, porque ela um dia vai passar” são algumas das reflexões propostas.

Foram realizadas no auditório da unidade, sessões de Barra de Access com a enfermeira e praticante de Barra de Access, Cindy Porto. As 10h30, em frente ao auditório, os alunos do curso de Psicologia da Faculdade de Irecê (FAI), desenvolveram atividades de psicoeducação em Saúde Mental, ou seja, intervenções terapêuticas e didáticas sobre transtornos mentais e seus tratamentos, além de dinâmicas sobre a valorização da vida e autocuidado. As ações serão voltadas para colaboradores, pacientes e acompanhantes.

“Pensando na importância da promoção da saúde mental, desenvolvemos estratégias de alcance focalizado. Além das mensagens de incentivo e afeto, temos a Barra de Access, que é uma terapia quântica com comprovação da neurociência, e a participação dos alunos do curso de Psicologia da FAI, que tornam a promoção da qualidade de vida emocional, ainda mais efetiva em nosso meio”, explica Ângela Raquel, psicóloga da unidade.

Efetivado desde 2015, o Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Psiquiatria. Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), o suicídio é uma das principais causas de morte no país, ocorrendo em sua maioria entre jovens na faixa de 15 a 29 anos. O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma gratuita e voluntária, todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, através do número 188.

As informações são da Ascom/Osid

Artigos relacionados

© Copyright Caraíbas FM - Rede Caraíbas de Comunicação 2019. Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Agência UH!
Fechar